O que são alimentos Light e Diet??

Alimentos light (do inglês “leve”) são caracterizados pela redução de algum componente, geralmente a fórmula deles vem com no mínimo 25% a menos de algum nutriente. Já os alimentos chamados diet (do inglês “dieta”) são formulados com a ausência de algum tipo de nutriente, geralmente açúcar, ou sal, lactose, gordura e outros.



O que acontece é que esses produtos passam a impressão de que “não engordam” e são saudáveis. Criou-se toda uma indústria em torno de alimentos “fitness” e, por falta de informação, muitas pessoas acreditam que ao consumi-los vão contribuir para seu emagrecimento ou manutenção de peso e saúde.

“LOBO EM PELE DE CORDEIRO”

Apesar das promessas dos rótulos, produtos light e diet podem levar exatamente ao oposto do que se pretende. É preciso que se entenda que a redução, ou mesmo ausência de um componente, não significa que o produto apresente uma quantidade menor de calorias.

E, mais importante, é entender que a falta desse componente precisará ser sanada ou substituída com algum outro componente para que o alimento mantenha as mesmas propriedades e sabor similar. O substituto, por sua vez, é tão prejudicial para o corpo quanto o componente que foi retirado da fórmula.

Veja um exemplo:


  • No caso dos produtos diet, é comum que a falta de açúcar seja reposta com gordura hidrogenada, extremamente tóxica para sua saúde!

  • Nos alimentos light, talvez haja a redução de gorduras, porém existe uma quantidade maior de açúcar ou adoçantes!



Por isso é sempre importante prestar atenção nas embalagens, na composição e na tabela nutricional exposta no rótulo. Mesmo os produtos com baixo teor calórico podem levar ao aumento de peso, pois podem possuir outros componentes mascarados, para garantir o mesmo sabor, e sabotar a sua alimentação. Sem contar que a maioria destes alimentos light e diet são extremamente industrializados, tem conservantes, corantes, adoçantes. De maneira alguma podem ser considerados aliados da saúde.



Mais uma vez eu ressalto: Não há fórmula mágica, nem “jeitinho”. Você tentar contornar uma dieta por conta, é na maior parte das vezes uma ilusão. Emagrecimento é uma questão séria e deve ser acompanhado por um profissional habilitado.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.