EXISTE RELAÇÃO ENTRE ADOÇANTE E PERDA DE PESO?


Os adoçantes são divididos em naturais e sintéticos, mas a função é a mesma: adoçar o paladar com um total de zero calorias. 


 

No texto de hoje vamos falar sobre um tema polêmico na alimentação: os adoçantes! Há quem defenda o uso como aliado no emagrecimento já que eles não possuem calorias.  Assim, como também existem pessoas contra o uso, e os principais argumentos estão relacionados ao paladar: desregulam o apetite e aumentam a vontade de comer doces. Mas não existem estudos que comprovem essas teorias. 


 

Neste blog vamos falar sobre o estudo “The effects of low-calorie sweeteners on energy intake and body weight”. Foram analisados artigos científicos sobre o tema.


 

O objetivo era mostrar a relação entre o uso de adoçantes e o consumo de açúcar (e a carga energética que ele tem). O segundo ponto era estudar a relação entre adoçantes e a vontade de comer mais doces. A terceira questão era analisar a relação entre adoçantes e o aumento do apetite. 


 

Para isso, os adoçantes foram comparados com:



1) Açúcar;



2) Água ou a nenhum outro componente;



3) Adoçantes em cápsula e placebo.


 

Resultados:


 

Adoçante x açúcar:



O resultado foi conforme previsto. Substituir o açúcar, e suas calorias, por adoçante contribuiu para a perda de peso. 



O estudo considerou uma média diária de 296kcal advindas do consumo de açúcar.


 

Adoçante x água ou nenhum outro componente:



Houve bastante variação entre os estudos, mas em resumo, não houve relação entre o uso de adoçante e vontade de comer doces. Também não houve mudanças relevantes no peso dos participantes.


 

Adoçante em cápsula x Placebo:



Tanto os participantes que usavam adoçante em cápsula, quanto os que utilizaram o placebo não apresentaram aumento do apetite.  


 

Conclusão:



Se o seu objetivo é perder peso, os adoçantes são um bom aliado porque eles não têm calorias. 


 

Porém, se eles aumentam o apetite e a vontade de comer doce, ainda não existe uma resposta confirmada/comprovada. São necessários mais estudos, mas até agora, não houve relação entre adoçante e aumento da fome. 




Fonte: The effects of low-calorie sweeteners on energy intake and bod weight: a systematic review and meta-analyses of sustained intervention studies


 

International Journal of Obesity https://doi.org/10.1038/s41366-020-00704-2




 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.