Nutrólogo e Nutricionista, quais as diferenças?

Muitas pessoas se perguntam sobre a diferença entre nutrólogo e nutricionista e qual procurar em cada momento. Vamos ver um pouco sobre o que cada profissional faz para evitar, sobretudo, procurar o profissional errado e acabar atrasando o seu tratamento?

Devido à semelhança de nomes pode acabar havendo uma confusão em relação à atuação de ambos os profissionais que desempenham funções muitas vezes complementares, mas que se diferem bastante.

A nutrologia e consequentemente o seu profissional, o nutrólogo, ganhou muita popularidade recentemente e são poucas as pessoas que realmente conhecem o que essa área faz. A nutrição por sua vez tende a ser mais facilmente compreendida pelas pessoas e igualmente procurada.





 

O que o Nutrólogo faz?

Se você está se questionando o que o nutrólogo faz para saber com quem deve marcar uma consulta, vamos direto ao ponto então. O profissional de nutrologia tem formação em medicina com especialização em nutrologia. Esse acaba sendo o primeiro ponto de divergência com o nutricionista, que tem formação em nutrição.

Na prática, o nutrólogo consiste em um médico especializado em nutrologia funcional e tem como principal objetivo pesquisar os impactos dos nutrientes no organismo humano.

De modo geral, o nutrólogo avalia os benefícios e os malefícios ocasionados pela ingestão de determinados alimentos com o intuito de manter a saúde adequada, reduzindo a incidência de doenças e fatores de risco.

O nutrólogo faz igualmente o diagnóstico e a prevenção de doenças tais como diabetes, hipertensão, falta ou excesso de nutrientes, por exemplo, igualmente ele pode indicar a utilização de medicamentos para a correção de tais condições clínicas.

A Nutrologia é uma das áreas da medicina responsáveis também por tratar a Obesidade ou os distúrbios alimentares que cursam com dificuldade em hipertrofia ou ganho de massa muscular.

Também é função do nutrólogo a realização de check ups periódicos para a manutenção de uma vida saudável, cuidando da parte do envelhecimento como um todo, desse a parte hormonal, passando pela investigação da sarcopenia (perda de massa muscular) e da osteoporose (perda de massa óssea).

Hoje em dia, com o surgimento do COVID, também é papel do nutrólogo trabalhar para a recuperação dos pacientes Pós-Covid, que costumam perder muita massa muscular e rendimento nos exercícios.

Há também a parte da Nutrologia Hospitalar, que cuida dos pacientes acamados e debilitados em UTI’s, dosando e avaliando a necessidade de nutrientes e alimentos, juntamente com a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), da qual também fazem parte os nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros profissionais.

 

O que o Nutricionista faz?

O nutricionista consiste no profissional formado em nutrição e como tal, tem o intuito de prescrever dietas que visem o equilíbrio na ingestão de calorias e nutrientes de modo a fornecer uma alimentação saudável para o indivíduo.

O profissional de nutrição é um profissional de saúde com formação em nutrição que prescreve dietas e realiza a orientação nutricional podendo prescrever o uso de suplementos caso haja necessidade.

Por meio dessa atuação, o profissional de nutrição pode promover mais qualidade de vida, saúde, bem-estar, reduzir as chances do desenvolvimento de doenças e igualmente garantir práticas alimentares seguranças.

O nutricionista deve prescrever dietas respeitando sempre a individualidade de cada paciente sobretudo no que diz respeito a sua rotina.

Além disso, cabe a esse profissional igualmente auxiliar o paciente na sua alimentação com base em suas preferências e seu metabolismo. Cabe a esse profissional também a elaboração de refeições completas e cardápios.

 

Então, qual profissional procurar?

Uma diferença crucial entre ambos os profissionais é que o nutricionista em hipótese alguma pode prescrever medicamentos para ser utilizados, sejam eles para quaisquer fins.

Ao nutricionista cabe apenas a possibilidade de prescrição de suplementos alimentares. Apenas o nutrólogo pode fazer a prescrição de medicamentos, sejam eles fármacos ou medicamentos manipulados homeopáticos.

Outra diferença é que o nutrólogo consegue fazer a ligação entre as condições clínicas apresentadas pelo paciente e seus padrões alimentares, podendo a partir dai indicar o acompanhamento nutricional para a mudança de hábitos.

Nutrólogos e Nutricionistas não devem ser vistos como “opostos” ou “inimigos” e infelizmente é uma triste realidade que ocorre hoje. O trabalho de ambos deve se somar para a saúde integral do paciente.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nosso site. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.